O problema está na plateia.

Standard

Por Odair Deters

O Brasil sempre foi um grande circo, seja ele político, econômico, social. Circo do qual batem palmas uma grande plateia.

E entre a plateia, tempos atrás fui cruel com uma amiga. Estava ela a reclamar de algumas questões políticas, quando aproveitei a oportunidade para de forma que parecia despretensiosa, lhe pedir, se sabia me dizer o nome de um dos personagens do programa Big Brother Brasil [BBB]. Rapidamente ela esqueceu as questões que reclamava e não me citou apenas um nome, foram vários, quando estava pelo 5º ou 6º personagem, pedi que parasse. No mesmo momento lhe pedi qual era o nome do atual vice-governador do RS. Ela foi tomada de súbito espanto, mantendo um quase eterno silêncio. [aos que também se mantiveram pensativos, informo que o atual é Jorge Alberto Duarte Grill, mais conhecido como Beto Grill]

Com base nisto, podemos observar, que das transformações que nosso país enfrenta a pior delas, é claramente a de inversão de valores. Não nos preocupamos em aplaudir as coisas erradas, ou darmos ibope a pessoas que não o merecem. E no final, ainda reclamamos.

Se temos um bando de homossexuais se beijando na novela, uma marcha de vadias no Rio de Janeiro, uma de maconheiros sei lá onde, outros roubando cachorrinhos beagle, traficantes de morros se achando heróis no noticiário, ou a loiraça do BBB mostrando a xoxota. Para tudo isto, geramos muita audiência e participação. E justamente essa audiência é a fonte única de valorização destes. É com a nossa atenção que eles crescem.

Nunca vi a capa de um jornal trazendo a final do Campeonato Gaúcho de xadrez, ou alguma olímpiada estudantil, mas a bunda de uma funkeira já. Chegamos ao ponto de que quem consome noticias em jornais e em telejornais, acaba ficando desinformado.

De nada resolverá sair às ruas pleiteando mudança ou fazendo arruaça, se não nos mudarmos internamente.

Aos rebeldes de apartamento, lhes termina a energia, quando acaba o Nescau fornecido pela mamãe, sinto informar, mas discordo que eles venham a trazer mudanças. O país só mudará se a população em sua maioria mudar o seu foco. Do contrário os políticos continuaram iguais e os problemas os mesmos.

Quem está determinando o sucesso deste espetáculo é a plateia. O espetáculo encontra seu fim, quando a plateia, ou seja, nós a sociedade, pararmos de aplaudir. Por melhor que sejam os atores ou o enredo deste circo, eles não são o problema maior. O problema é a plateia que os aplaude.

Advertisements

One thought on “O problema está na plateia.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s